A tecnologia automotiva é o conjunto de processos essenciais para a evolução da indústria automobilística. Ela engloba técnicas e instrumentos que são importantes para o desenvolvimento e a comodidade dos motoristas.

Você já deve ter percebido que muitas funções importantes do automóvel passaram a ser elétricas, não é verdade? Isso contribuiu para o avanço da área automobilística e refletiu na qualificação de profissionais que devem sempre se atualizar.

Entretanto, você já parou para pensar o quanto a tecnologia automotiva avançou? Não? Neste post, vamos falar um pouco deste desenvolvimento.

Por aqui você vai saber porque é tão importante estar atualizado e também contar com equipamentos automotivos certos para realizar o trabalho na sua oficina mecânica, auto center ou loja de automóveis. E aí, ficou interessado no assunto? Então, preste atenção em nosso artigo!

Como é a tecnologia nos dias de hoje?a

Quando falamos de carros e tecnologia observamos que a segurança está em primeiro lugar. A cada dia, as fábricas de automóveis investem em acessórios tecnológicos que chamam a atenção dos clientes.

Acompanhe todas as nossas novidades pelo Facebook Auto Mecânico

Além disso, hoje, alguns carros não permitem utilizar a chave para dar a partida, pois ela é feita por um dispositivo, onde o proprietário o aciona para ligar o carro.

Outro recurso que merece destaque é o de reconhecimento de voz. Este é funcional, principalmente se o veículo for furtado. Também existe o assistente de estacionamento, onde o carro procura por uma vaga para estacionar e fazer a baliza. Neste caso, o motorista só terá que acelerar o automóvel e pisar no freio. O resto, o veículo faz tudo sozinho.

A tecnologia nos dias atuais veio para facilitar ainda mais a vida dos consumidores. Existem os carros que regulam o banco de acordo com a estrutura do motorista. Outros nem precisam de combustível, pois se recarregam na energia elétrica.

Claro que para você conseguir atender os clientes que têm esses automóveis mais modernos é necessário se preparar.

Por isso, você deve investir em equipamentos como elevadores automotivos, balanceadoras computadorizadas e alinhadores digitais. Você deve contar com equipamentos automotivos que vão ajudá-lo a identificar os problemas dos  automóveis modernos.

Qual é a importância da tecnologia automotiva?

O avanço da tecnologia automotiva é importante tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Os automóveis estão cada vez mais “autônomos” e facilitam a vida de quem tem pouca experiência ao dirigir.

No entanto, ainda há um grande desafio para as montadoras e fabricantes do mundo, que é encontrar um combustível sustentável, econômico e abundante.

Enquanto isso não acontece, apesar da chegada dos carros elétricos, a gasolina continua como a responsável por mover mais da metade dos veículos em todo o mundo. Em consequência, o planeta só tem a perder com a poluição provocada pela queima deste combustível.

Quais as tendências do setor automotivo?

A área automobilística está em constante mudança. No entanto, a principal preocupação é  buscar soluções que melhorem a qualidade de vida e contribuam com o meio ambiente, gerando projetos sustentáveis e de fácil acesso para a sociedade que hoje envelhece.

Quais as tendências do setor automotivo?

Outro foco é produzir um produto com o preço mais acessível e que disponha de toda tecnologia que existe. O intuito é promover maior segurança e conforto para o condutor.

As tendências variam de acordo com a necessidade dos consumidores e da empresa que investe pesado nas novidades para atrair seus clientes.

Quais serão os automóveis do futuro?

Carros conectados

A conectividade ultrapassou as pequenas telas e cada vez mais é integrada aos automóveis. A tendência é que os ocupantes do veículo usufruam de entretenimento em tempo integral, como internet wi-fi, aplicativos de filmes, Netflix, opções de jogos e muito mais.

A tendência é ficar por dentro de todas as condições de tráfego, como o clima,  procurar as melhores rotas e os estacionamentos vazios.

Outra tendência é a integração home. Hoje, há vários aplicativos que enviam avisos para os smartphones  quando há algo de errado nas residências. Entretanto, a novidade é integrar este aplicativo diretamente nos automóveis. A ideia é que no futuro você possa ligar o forno da sua casa por meio do carro e aquecê-lo quando estiver quase chegando em sua residência.

Novas formas de comércio

A maneira como os produtos são comercializados também faz parte da tecnologia automotiva. No futuro, quem desejar comprar um automóvel poderá contar com um serviço personalizado. Seu cliente poderá comprar o automóvel por meio de canais digitais e com entrega em domicílio.

Carros sustentáveis

E por último, estão os carros sustentáveis. As opções que não agridem o meio ambiente serão as mais procuradas. Por isso, a tendência é investir em tecnologia automotiva para produzir veículos mais leves e que funcionam com menos combustível.

Como você pode observar, a tecnologia automotiva sempre vai evoluir. Por isso, é importante que você esteja preparado com equipamentos que poderão atender esses consumidores que serão cada vez mais exigentes!

Quer aprender um pouco mais sobre o setor automotivo? Acesse o nosso próximo post e veja a evolução das oficinas mecânicas!