Uma loja de escapamentos pode ser um excelente negócio. Com a instalação de escapamentos você será capaz de transformar seu investimento em um negócio rentável. Além disso, ser seu próprio chefe, aumentar seus ganhos por meio da venda de peças, focar nos esforços de marketing e controlar seus custos é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo?

No entanto, pra que você tenha sucesso nesse tipo de negócio é necessário saber como montar uma loja de escapamentos e também ter ideia de quais os equipamentos automotivos adquirir para oferecer um serviço de qualidade e que possa atrair seus clientes. Pois então, quer saber como ter um empreendimento desses? Leia nosso post e aprenda tudo sobre o assunto!

Como montar uma loja de escapamentos?

Faça um plano de negócios

Um bom plano de negócios é importante para você que deseja ter uma loja de escapamentos. O plano ajuda a traçar um perfil do mercado, entender quais os investimentos que você precisa fazer para tirar seu negócio do papel e se programar para que tudo saia como o que foi planejado.

Plano de negócios para loja de escapamentos | Auto Mecânico

O Sebrae, por exemplo, auxilia os pequenos empreendedores a montar seu plano de negócios. Você pode fazer o download desse guia que ensina tudo que o empresário precisa saber para abrir um novo empreendimento.

Escolha uma boa localização para sua loja

A localização, como também o espaço da loja, são fundamentais para garantir clientes e um bom atendimento. Você não vai querer que sua loja fique em um local ou área com pouco movimento de automóveis, não é mesmo? Também é preciso pensar no acesso ao seu empreendimento. Quer uma dica? Escolha um lugar que tenha empreendimentos automotivos próximos. Apesar da concorrência, sempre terão clientes procurando pelo melhor preço e serviço.

Tenha cuidado com a documentação e respeite a lei

Você sabe que todo negócio tem sua parte burocrática e que não pode ser ignorada. Portanto, é preciso pensar na abertura do seu CNPJ, no pagamento de impostos, no alvará para funcionamento do seu espaço, entre outros detalhes que evitam que você tenha dores de cabeça no futuro.

Contrate uma boa equipe

Depois de fazer um bom plano de negócios para sua loja, escolher o local e ter cuidado com a documentação, é hora de pensar na sua equipe. Contrate bons profissionais, que tenham experiência no ramo, saibam atender os clientes e que gostam de estar sempre atualizados com o mercado. Pensar em sua equipe é tão importante quanto a infraestrutura e os equipamentos automotivos da sua loja.

Quais os equipamentos automotivos adquirir?

Um dos principais investimentos da loja de escapamentos é o elevador automotivo. Ele ajuda na elevação do veículo e facilita o trabalho dos mecânicos. Além disso, oferece maior conforto e segurança na hora de realizar a troca dos escapamentos. O elevador automotivo possui controle remoto e deixa sua loja limpa e organizada.

Elevador automotivo hidráulico | Auto Mecânico

Ele também possibilita um maior espaço para você executar seus serviços. O equipamento é um grande diferencial competitivo frente sua concorrência. No Auto Mecânico, você encontra vários modelos de elevadores: 4 colunas, hidráulico, monofásico, trifásico, pantográfico e elevador para moto.

Quanto custa para abrir uma loja de escapamentos?

Para você montar uma loja de escapamentos é preciso ter um bom dinheiro. É porque você terá que alugar o ponto comercial, necessitará de uma boa decoração na loja, precisará comprar vários tipos de escapamentos para colocar a venda. Além disso, terá que ter uma rampa para veículos e vários tipos de chaves para trabalhar no seu empreendimento montado.

Também é certo que você terá outros gastos nesse início. Mas no geral, seu investimento deverá ser entre R$ 35 mil e R$ 60 mil para você conseguir abrir as portas da sua empresa. No entanto, em alguns casos é possível iniciar uma pequena loja com um investimento menor que esse. Entretanto, isso dependerá da estrutura, localização e do capital que o empreendedor tiver disponível para investir no negócio.

Vale a pena investir nesse negócio?

Por mais que esse tipo de negócio seja bem segmentado e que na sua cidade existam várias lojas com esse serviço, é possível  ter bons resultados se você trabalhar com os escapamentos. Seu diferencial deverá ser a oferta de qualidade nos serviços, focando sempre em um trabalho eficiente e buscando maneiras de você se destacar da concorrência.

Agora você já sabe que com as nossas dicas é possível montar uma excelente loja de escapamentos, não é verdade? Coloque nossas sugestões em prática e tenha sucesso em seu negócio!

E aí, quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e aprenda a montar um elevador automotivo!