Um dos maiores benefícios para a oficina mecânica é você contar com bons parceiros. As parcerias corretas podem ajudá-lo no crescimento do seu negócio. E aqui não falamos apenas dos fornecedores e distribuidores, mas sim dos seus próprios concorrentes que podem se tornar poderosos aliados!

No entanto, como obter parceiros e alavancar sua oficina mecânica? Neste post, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesta empreitada. Quer conferir cada uma delas e ter uma oficina diferenciada no mercado? Acompanhe com muita atenção!

1. Conte com bons fornecedores

Os fornecedores são importantes para o seu negócio. Afinal, você tem que garantir bons preços nos produtos usados para que o lucro da sua oficina seja o suficiente, não é verdade? A parceria com os fornecedores é vantajosa porque:

  • Ele tem seu produto em destaque;
  • Você reduz custos com estoque e aumenta seu lucro;
  • Os clientes contam com produtos de qualidade com preços justos.

Mas como conseguir bons fornecedores? Faça uma pesquisa na Internet, veja os fabricantes de equipamentos e ferramentas que estão há mais tempo no mercado.

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Você também pode entrar em contato com empresas que revendem esses produtos, por um preço acessível e que têm um canal de compras online, como o Auto Mecânico, por exemplo.

2. Tenha uma oficina mecânica como parceira

Hoje em dia é comum encontrar oficinas que são especializadas em determinados tipos de serviços. No entanto, esses serviços especializados exigem equipamentos especiais, o que pode ficar muito caro. Mas aí que entra a oficina mecânica como parceira.

Ela pode indicar clientes ou ajudá-lo com o aumento da estrutura física do seu negócio, com a prestação de serviços e a disponibilidade de profissionais especializados.

Entretanto, como convencer uma oficina mecânica a ser sua parceira? Veja:

  • Identifique os serviços especializados que são oferecidos em ambos os negócios;
  • Elabore uma proposta de parceria customizada;
  • Planeje promoções combinadas;
  • Organize compras compartilhadas;
  • Troque experiências e informações.

3. Firme parcerias com outras empresas

Você também pode firmar parcerias com empresas que não são suas concorrentes, mas que têm o mesmo público-alvo. Pense em lojas de autopeças, despachantes ou outros negócios que poderão indicar sua oficina mecânica para aquele cliente especial.

4. Busque parceiros promissores

A quarta dica para você obter parceiros e alavancar o crescimento da sua oficina mecânica é buscar parceiros promissores. Para isso, converse com seus concorrentes e veja o que eles acham deste parceiro.

Peça referência dos seus clientes para saber se os produtos que o futuro parceiro vende realmente são bons e avalie:

  • A experiência da empresa no mercado;
  • A avaliação do empreendimento em sites de reclamação;
  • O que as pessoas dizem sobre a empresa nas redes sociais;
  • A organização;
  • As tecnologias adotadas;
  • As inovações.

Caso você tenha interesse, também dá para optar por outros critérios de avaliação que você julgar relevante. O mais importante é contar com vários parâmetros que, juntos, vão ajudá-lo a escolher os melhores parceiros para o seu negócio.

5. Conte com a mídia espontânea

Você pode, por exemplo, estar sempre disponível para entrevistas em sites ou blogs sobre automóveis, jornais ou revistas que têm uma página voltada ao setor automotivo. Atenda bem as pessoas que te procuram e procure ajudar com dicas especiais.

Essa é uma boa maneira de firmar parceria com um veículo de comunicação e tornar seu nome uma referência no mercado automotivo.

Firmar boas parcerias é a certeza do sucesso de qualquer oficina mecânica, não é verdade? Agora que você já sabe como obter os parceiros ideais, que tal colocar nossas dicas em prática?

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